Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 26 - domingo, 18 de maio de 2025

Leão 14 disse há pouco, na sua missa de investidura como Papa, que não há espaço para jogos do poder e prometeu manter a igreja na sua tradição. Posse como bispo de Roma será no dia 25 de maio

Domingo 18/05/25 - 7h01

Na manhã deste domingo 18 de maio, o Papa Leão XIV celebrou sua missa inaugural na Praça de São Pedro, marcando o início oficialde seu pontificado.

A cerimônia contou com a presença de aproximadamente 150 mil fiéis e delegações de 150 países, incluindo líderes como o presidente italiano Sergio Mattarella, a primeira-ministra Giorgia Meloni e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky .

Também o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin esteve presente.


Durante a homilia, Leão XIV enfatizou a necessidade de unidade na Igreja Católica diante dos desafios contemporâneos, como o ódio, a violência, os preconceitos e a marginalização causada por modelos econômicos que exploram os recursos naturais e excluem os mais pobres .

Ele se apresentou como um "irmão e servidor" e rejeitou a ideia de um papado autocrático, destacando a importância da fraternidade e da caridade no exercício do ministério petrino .

Leão XIV enfatizou a necessidade de a Igreja de 1,4 bilhão de fiéis permanecer enraizada em sua tradição sem se tornar insular, dizendo que não há espaço para propaganda religiosa ou jogos de poder no futuro da instituição.

Concluindo sua homilia, o Papa Leão XIV convocou os fiéis a missão de amor:

“Irmãos e irmãs, esta é a hora do amor!

Juntos, como único povo, todos irmãos, caminhemos ao encontro de Deus e amemo-nos uns aos outros.”



Na cerimônia, o pontífice recebeu o Pálio e o Anel do Pescador, símbolos de seu papel como pastor e sucessor de São Pedro .

Leão XIV também recordou com emoção o Papa Francisco, expressando gratidão por seu predecessor e comprometendo-se a continuar o processo de integração de mulheres e leigos nas decisões da Igreja .

Robert Francis Prevost, nascido em Chicago e naturalizado peruano, é o primeiro papa norte-americano e o primeiro da Ordem de Santo Agostinho a assumir o papado.

Ele foi eleito em 8 de maio de 2025, após um breve conclave, e escolheu o nome Leão XIV em homenagem ao Papa Leão XIII, conhecido por seu compromisso com a justiça social .

A próxima etapa oficial do pontificado de Leão XIV será a posse como bispo de Roma na Arquibasílica de São João de Latrão, prevista para 25 de maio .

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais