Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 26 - quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Funcionário apertou o botão errado. E o Havaí, em pânico, acreditou que todos - 1, 5 milhão - morreriam em 15 minutos

Segunda 15/01/18 - 8h

“Às 08:07 da manhã no horário local (sábado), um número indeterminado de telefones móveis no Havaí recebeu a seguinte mensagem de texto do serviço de alerta oficial: “Ameaça de míssil balístico em direção ao Havaí. Procure abrigo imediatamente. Isto não é uma simulação".
INTERROMPEU
O aviso interrompeu a programação de rádio e TV. Alarmes antiaéreos soaram. Por meia hora, toda a população acreditou que mísseis da Coreia do Norte bombardeavam as ilhas do Havaí. Alguns buscavam refúgio para as crianças, outros rezavam, esperando a morte e se despediam dos parentes.
ETERNOS
A Agência de Emergências demorou eternos 10 minutos para avisar que não havia nenhum míssil em direção às ilhas. Fez isso no Twitter e, depois, vieram os anúncios por rádio e TV.
INACEITÁVEL
“O que aconteceu é totalmente inaceitável”, reconheceu o governador em coletiva de imprensa. Segundo a versão do governador, funcionário do serviço de emergências “apertou o botão errado” durante mudança de turno.
ABRIGOS
O funcionário acreditou que estava fazendo um teste. Não se deu conta do erro até receber o alerta em seu próprio telefone. A partir de agora, o alerta terá de ser revisado por duas pessoas. O Havaí não tem abrigos nucleares e é o território dos EUA mais exposto a um possível ataque nuclear da Coreia do Norte. A descrição é do jornal El Pais.
ESGOTO
Há registro de que pessoas no Havaí decidiram levantar os bueiros e entrar na tubulação de esgoto, temendo o ataque de mísseis.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais