Medidas tomadas hoje por Trump já repercutem pelo mundo, entre elas retirada do acordo de Paris, saída dos Estados Unidos da OMS e emergência na fronteira com o México
Segunda 20/01/25 - 23h52No primeiro dia de trabalho e logo após tomar posse, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou decretos com repercussão imediata na política nacional e internacional.
Algumas das principais medidas:
- Perdão aos acusados do ataque ao Capitólio:
Trump concedeu perdão total a cerca de 1.500 pessoas envolvidas no 6 de janeiro de 2021, incluindo as condenadas por agressão.
- Retirada dos EUA do Acordo de Paris:
Trump formalizou a saída dos Estados Unidos do pacto climático global, argumentando que os custos para o país eram elevados em relação aos benefícios.
- Saída da OMS:
O presidente anunciou a retirada dos EUA da Organização Mundial da Saúde, criticando a má gestão da pandemia de Covid-19 e o que chamou de influência política indevida dentro da organização.
- Medidas migratórias:
Declarou emergência na fronteira sul, mobilizando recursos do Pentágono para retomar a construção do muro.
Também encerrou o uso de um aplicativo que facilitava a notificação de migrantes à Alfândega.
- Rescisão de políticas da era Biden:
Revogou 78 decretos, incluindo medidas contra a discriminação sexual, o direito de pessoas transgênero servirem nas forças armadas e proibições ao uso de prisões privadas.
- Congelamento de contratações públicas:
Impôs uma pausa nas contratações do governo federal e criou o Departamento de Eficiência Governamental.
- As decisões sinalizam uma retomada de prioridades de seu primeiro mandato, reforçando sua visão de "America First".